OUTRAS POSIÇÕES DE ROSTO



Olá,

Dos meus 11 aos 14 anos de idade, quanto eu tentava criar ou copiar personagens, eu desenhava na mesma posição, de frente. 

Esse foi um dos meus erros, talvez pela facilidade de copiar o lado esquerdo e espelhar para o direito, acabava por nem estudar outras posições. Virou o meu forte na época e mesmos assim um dos lados saia torto, assimétrico, principalmente quando olhava a folha contraluz.
Percebi que ao desenhar um círculo saia um oval e minha reta saia curva (hahahaha!) ou tremida, que coisa não? Foi aí que comecei a educar mais minha visão. Busquei estudos de como desenhar linhas, formas geométricas, sombras e mais ainda rostos em revistas didáticas de desenho com Mozart Couto, Sebastião Seabra e Eugênio Colonnese.

Eu entendi, que o estudo da luz e sombra, que eu pouco entendia, me fez enxergar melhor a noção de profundidade dos objetos. Outras posições de perrfil e meio perfil começaram a fazer parte dos estudos. Aprendia cada vez mais a gostar de desenhar de pessoas em retratos realistas e caricaturas.
 
Feito com lápis 2B em papel A4

  Eu aprendi que no rosto frontal, cada altura de linha básica dos olhos, sobrancelhas, nariz, queixo e início do cabelo pode ajudar muito na construção de um rosto em outras posições. Pode se conseguir a rotacionar uma cabeça para a direita e esquerda com maior facilidade. O tão difícil perfil e meio perfil podem ser alcançados. 




Alguns a caneta...





Que tal praticar e arricar copiar rostos em diversas posições?

É um ótimo desafio para evoluir seus traços. :D

VEJA MAIS DICAS NO LINK: DICAS DE COMO DESENHO