OUTRAS POSIÇÕES DE ROSTO



Olá galera das artes,
Hoje compartilho com vocês mais uma experiência de aprendizado nos desenhos...

Antigamente, aos 11 a 14 anos de idade, eu só desenhava rosto em uma posição e nem estudava como o ele funcionava, apenas copiava mesmo, :P e cada cópia feita saia um desenho torto, principalmente quando olhava o mesmo contraluz.
Percebi que ao desenhar um círculo saia um oval e minha reta saia curva (hahahaha!), que coisa não? Foi aí que comecei a educar mais minha visão... Buscar estudos e praticar mais linhas, formas geométricas e me aprofundar nas dicas de revistas didáticas de desenhistas como Mozart Couto, Sebastião Seabra e Eugênio Colonnese.
Também me inspirei em estudos de uns conhecidos, da rua onde moro,  que desenhavam a rotação de cabeças no estilo mangá. Sem perca de tempo decide praticar, no estilo que eu mais dominava, esboços de rosto de frente, meio perfil e perfil...


Feito com lápis 2B da Mercur em papel de tamanho A4




Percebi que quando se mantem as mesmas linhas horizontais básicas (da sobrancelha, nariz, queixo e início do cabelo) da construção de um rosto de frente pode-se rotacionar uma cabeça para a direita e esquerda com maior facilidade. 

Aprendi a desenhar melhor um rosto em outras posições, também que o desenho com sua possibilidade de ferramenta de estudo aumenta a percepção de tri dimensão, do estudante, evitando maiores erros na hora estrutura.

Então vai a Dica:
Pratique desenhando e copiando rostos em diversas posições e você descobrirá novas formas para fazer um rosto menos torto. :D

VEJA MAIS DICAS NO LINK: DICAS DE COMO DESENHAR