BIOGRAFIA


Última atualização 24/01/2017


André de Lima Oliveira, conhecido como desenhista André de Lima, nasceu na cidade de São Paulo em 07 de dezembro de 1989.


ONDE TUDO COMEÇOU...
André lembra de seu primeiro desenho, um elefante, no prézinho aos 5 anos de idade. Seus outros desenhos vieram aos 7 anos quando quis saber como seu irmão Anderson, 4 anos mais velho, desenhava com tanta facilidade.

Ele começa a ser incentivado pelo irmão e aos dez anos, em 2010, após várias tentativas estudando estilos, seguiu três: o cartum, o realista e o mangá. Fotos de carros e personagens de animações como Pica-Pau e Dragon Ball Z foram seus preferidos pra copiar.

ADOLESCÊNCIA
A prática diária do desenho... No papel de pão no café da manhã, nas folhas em branco da Bíblia na igreja e na escola pública em todos os meus cadernos, carteiras, lousas, etc...  Fez com que ele fosse chamado atenção e apagasse alguns desenhos. :D

Onde estudava, era procurado por seus colegas para fazer as lições das aulas de Educação Artística. :P

Na 5ª série, aos 11 anos, conheceu um outro doido e fera no traço, o Alexandre Jakubavicius, que o incentivou a desenhar mais ainda. :D
A produção diária era quase que uma disputa para saber quem desenhava mais. Estudos de mais traços e técnicas fez o ganho dos primeiros trocados acontecer, a partir de R$ 0,25, pra seguir carreira. :D Triste, mas era o que alguns colegas pagavam.

A sede de crescer nessa área fez com que quanto mais detalhes tivesse um desenho copiado, mais perfeito julgávamos ser. Foi no perfeccionismo da cópia, com lápis de grafite, que o estilo de retrato por meio de fotos entra na história.

Cada vez mais o tempo, em média 5 horas em um trabalho, era investido diariamente e a consequência dos esforços, além do aprendizado, foi o retorno financeiro, que já ultrapassava 100 vezes os 0,25 centavos :D e dava pra comprar mais materiais.
  
André e Alexandre, os novos "desenhadores" investiram em cursos de desenho acadêmico e expressivo. Em parceria trabalharam e aplicaram seus conhecimentos desenhando ao vivo por meio da caricatura. Gostar de desenhar, estudar e ainda ganhar com isso... Era mais um sonho alcançado.
Conseguimos ótimos e marcantes resultados e perto dos 18 anos além de melhorar nossa visão sobre como ver o mundo, conhecemos parte do amplo campo das Artes Visuais, onde fez-nos enxergar muito além do papel e matérias, daí com tempo cada um de nós desenvolveu uma área específica...

Alexandre para a fotografia e design, André desenho e webdesign. Hoje ambos tem seu negócio próprio, trabalham com o que gostam e sempre que podem mantêm contato compartilhando as aventuras de sobrevivência nesse mundo Visual.

Seguindo a pequena história de André de Lima...

VIDA PROFISSIONAL
Como desenhista autônomo, dos 16 aos 20 anos, se especializou em desenhar pessoas por fotos e ao vivo. Sua precisão em deixar o desenho bem parecido com as referências foi a base para ingressar no mercado de caricaturas.

Dos 17 anos aos 19 anos trabalhou em shoppings e eventos com Caricaturando (atual Karicaturando), uma mega equipe de caricaturistas de São Paulo.

O seu trabalho de caricaturas mais rápido com lápis 6B, antes de trabalhar ao vivo, era em média 15min por pessoa. Depois de pegar conselhos e boas dicas com os desenhistas (João, Marcelo, Paula, Jacob, Fernanda, Thânia, Daniel, Liberal e Clayton) da equipe... Evoluiu na prática com novos materiais e técnicas e hoje alcança 3 a 5min por pessoa!
Um de seus trabalhos mais marcantes, com a ajuda do Ilustrador Weberson Santiago, foi: O retrato a grafite do ex-presidente Lula como capa do livro "Dicionário Lula" de Ali Kamel pela Editora Nova Fronteira em 2009.

Em 2010, com 20 anos de idade, abre o seu primeiro negócio próprio como Micro Empreendedor Individual (MEI) nas Artes Visuais.

Trabalhou com mais afinco como caricaturista em eventos com CHS Produtora, Karicaturando, Officina do Risco e Paula Zambotti.


Deu aulas, como voluntário, de Retratos e Caricaturas na E. E. Ermelino Matarazzo (Segundinho), E. E. Maria Jovita, e na ONG Centro de Educação Popular Comunidade Nossa Senhora Aparecida (CEPCNSA), ambos na Zona Leste de São Paulo.

Em 2011 foi oficineiro pelo Governo do Estado de São Paulo, fazendo oficinas de desenho de retratos a grafite e caricaturas na ONG CEPCNSA.

Confira o trabalho de seus alunos ex-alunos: http://andredelima.blogspot.com.br/p/links.html.


Criou um grupo no Facebook chamado DESENHAR ALÉM  para alunos, ex-alunos e outras pessoas que se interessem em aprender mais sobre desenho. Diariamente posta dicas e compartilha eventos com a galera.

Para participar basta solicitar participação nesse link: https://www.facebook.com/groups/259134464119092/ 

Atualmente ele trabalha com encomendas de retratos, caricaturas e dicas de como desenhar nos links abaixo... Confira:
DICAS NO BLOG
ALUNOS E EX-ALUNOS,
ALGUNS ESTUDOS/FOTOS NO FACE
> VÍDEOS AULAS


SERVIÇOS


Além de trabalhar com encomendas, também tem a oportunidade de agitar eventos fazendo caricaturas ao vivo. CONFIRA maiores detalhes CLICANDO AQUI.

ESTUDOS
Os principais cursos na área:
  • Desenhos Artísticos com Luana Martins na Escola da Família (E.E.Maria Jovita); 
  • 2006 e 2007 - Desenho Gráfico pela Escolas Profissionais Salesianas com Tobias Fraia;
  • Histórias em Quadrinhos com Weberson Santiago e Sam Hart, na Biblioteca Rubens Borba de Morais;
  • 2010 - Designer Gráfico e de Web Designer na S.O.S Computadores;
  • 2011 - Curso de Desenho na Quanta Academia de Artes com Anderson NascimentoKlayton Luz e Carlos Luzzi; 
  • 2013 e 2014 - 4º Semestre em Licenciatura - Artes Visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, pintura, fotografia, cinema, etc) na Universidade Cruzeiro do Sul com os professores Alfonso BallesteroRita de Cassia JimenezMaria José SpiteriSolange UtuariClaudemir Ferreira e Moacir Simplicio.   


LINKS> Para conhecer melhor algumas referências... Clique nos nomes:

Weberson Santiago  |  Sam Hart  |  S.O.S Penha  |  Anderson Nascimento  |  Klayton Luz  |  Carlos Luzzi  |
Quanta Academia de Artes  |  MEI  |  CHS Produtora  |  Karicaturando  |  Officina do Risco  |  Paula Zambotti  |  Alfonso Ballestero  |