ARTE PARA LOGOTIPO

Olá PESSOAL!!!

Boas novas! O desenho abaixo tem um bom histórico.

Em outubro de 2009 fiz uma postagem aqui comentando a experiencia que tive ao desenhar rostos sem e com linhas básicas de uma cabeça. 

Passei algumas dicas simples de como fazer um rosto menos torto, seguindo linhas básicas do rosto e o rotacionando em: frente, meio-perfil e perfil. O desenho abaixo ilustra um pouco o que descrevo.

O mesmo tem chamado bastante atenção por ser um esboço, mas mais ainda por demonstrar um pouco de profundidade, sendo assim, por ser um desenho quase simétrico de um padrão de rosto masculino... Tem ganhado espaço entre as dez postagens mais acessadas do blog. Por sua alta visibilidade ganhou admiradores, que a querem aprendê-la e outros interessados em adquiri-la.

Muitos pensam que os conteúdos que tem na internet, mesmo com nomes no canto, não tem dono e podem ser piratiados e modificados a vontade. Muitas pessoas deram duro para divulgar seus trabalhos na rede, mas sofrem com isso, pois várias vezes tem seus direitos autorais violados e não sabem o que fazer e a quem recorrer.

Mesmo com tantos "fora" da lei... Ainda tem pessoas que prezam pela honestidade e tive a honra de fechar um bom negócio com as mesmas. Confira... 

No final de maio de 2012 recebi propostas e solicitações para que a arte fosse utilizada na composição da comunicação visual da Clínica de Cirurgia Bucomaxilofacial Dr. Rafael Jorge Ruman. A Regiane Ruman, sócia da clínica, me contatou e de início tínhamos combinado para a arte ser usada apenas em folders, mas depois acabamos por fechar um contrato para que a mesma viesse a fazer parte do logo da empresa.

Pela primeira vez me deparo com algo sério sobre direitos de uma imagem.
Confesso que eu não tinha noção nenhuma de como fechar um contrato para um trabalho de tamanha responsabilidade. Tive que entrar em contato com dois professores de desenho, que já me deram muitas boas dicas de desenho e continuam me ajudando: Weberson Santiago e Sam Hart.

Tive rápidas respostas de links de contratos e preços para me basear. Valeu Sam Hart!!! Ajudou bastante mesmo!

Recebi a informação do Profº Sam:
"O mais comum com logotipo é que seja um trabalho com a venda total de direitos, por tempo ilimitado - já que virará uma parte visual reconhecida da empresa."

Li os contratos modelos e acatei as dicas do Sam. Fechei contrato de CESSÃO DEFINITIVA DE DIREITOS PATRONAIS com a Clínica por um valor justo e está tudo ok. No dia 03/07/2012 a arte teve os direitos patronais (diferente dos direitos autorais, que são intransferiveis) passados a empresa. A mesma continua tendo a minha autoria e agora pode ser usada pela Clínica em qualquer meio que envolva sua comunicação visual.  

Ambos os lados regozijam-se com o sucesso do contrato e o mais importante... Tudo em conformidade com a LEI. :) 

Agradeço ao Professor de desenho Sam Hart pela força e ao Dr. Rafael Ruman e a sua esposa, que tive o prazer de conversar no dia do fechamento do contrato, Regiane Ruman. Obrigado!

Grato também por sua visita e volte sempre!

Abaixo vão os LINKS que me ajudaram muito: