OUTRAS POSIÇÕES DE ROSTO



Olá,
Hoje compartilho com vocês mais uma experiência de aprendizado nos desenhos...

Dos meus 11 aos 14 anos de idade, eu só desenhava rosto em uma posição e nem estudava como ele funcionava, apenas copiava mesmo, :P e cada cópia feita saía um desenho torto, principalmente quando olhava o mesmo contraluz.
Percebi que ao desenhar um círculo saia um oval e minha reta saia curva (hahahaha!), que coisa não? Foi aí que comecei a educar mais minha visão... Buscar estudos e praticar mais linhas, formas geométricas e me aprofundar nas dicas de revistas didáticas de desenhistas como Mozart Couto, Sebastião Seabra e Eugênio Colonnese.
Também me inspirei em estudos de uns conhecidos, da rua onde moro,  que desenhavam a rotação de cabeças no estilo mangá. Sem perca de tempo decide praticar, no estilo que eu mais dominava, esboços de rosto de frente, meio perfil e perfil...


Feito com lápis 2B da Mercur em papel de tamanho A4




Percebi que quando se mantem as mesmas linhas horizontais básicas (da sobrancelha, nariz, queixo e início do cabelo) da construção de um rosto de frente pode-se rotacionar uma cabeça para a direita e esquerda com maior facilidade. 

Aprendi a desenhar melhor um rosto em outras posições, também que o desenho com sua possibilidade de ferramenta de estudo aumenta a percepção de tri dimensão, do estudante, evitando maiores erros na hora estrutura.

Então vai a Dica:
Pratique desenhando e copiando rostos em diversas posições e você descobrirá novas formas para fazer um rosto menos torto. :D

VEJA MAIS DICAS NO LINK: DICAS DE COMO DESENHO